DFB 2016: O clássico e suas micro tendências

O Dragão Fashion 2016 acabou sábado passado, mas as tendências, estilo e design de tudo o que foi apresentado vai perdurar, pelo menos, por essa estação. Nessa matéria, não quis simplesmente mostrar a cobertura do evento, mostrando o que teve em cada desfile: minha intenção é fazer um misto das micro tendências apresentadas no evento (que vamos ver muito no vestuário nos próximo meses) com o clássico de cores que continua sempre muito forte e sempre sendo o predileto de muitos criadores de moda.

Associada diretamente à marca Chanel e à experiência no vestuário que deu super certo, a mistura do Preto & Branco é a combinação que nunca é esquecida na moda e na arte. Sua possibilidade de criação e a riqueza permitida são infinitas. Nesse ano de DFB, ela apareceu na maioria dos desfiles em propostas nada óbvias e com detalhes impecáveis. Abaixo, separei as 5 micro tendências que apareceram com mais força em desfiles de várias semanas de moda pelo Brasil e que também se destacaram na maior semana de moda do Ceará.

Algo interessante a se observar é que elas não aparecem em cenário isolado. Ambos se misturam e formam um riqueza incrível de se ver. Muita inspiração para a composição do nosso dia a dia. Vejam abaixo.

1 – Saias Midi e Calças Pantacourt

Elas estão extremamente fortes nessa estação. O comprimento midi vem ganhando força e conquistando cada vez mais o coração e o guarda-roupa das brasileiras. Rejeitado à primeira vista por não ficar no joelho e nem na região dos tornozelos e, também, pela possibilidade de encurtar ainda mais o corpo de mulheres mais baixas, esse estilo vem se popularizando e, com cada vez mais informação de moda disponível, ele vem sendo bem aceito, adaptado e incorporado por  mais mulheres.

Nos desfiles, a variação do midi nas saias e nas calças pantacourt (também conhecidas em alguns lugares como calças cropped) apareceu na criação de vários estilistas e em propostas bem diferentes umas das outras. Nomes como Jeferson Ribeiro, Pena Conceito e a equipe dos estudantes do SENAC de Porto Alegre investiram nessa trend que eu amo e que considero super elegante.

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Jeferson Ribeiro - 18

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Jeferson Ribeiro - 19

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Pena - 2

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Pena - 3

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Pena - 4

2 – Texturas

Apresentado na composição de materiais, em aplicações, em bordados, em relevos e em muitos tecidos naturais, essa edição do evento ficou extremamente rica visualmente pela mistura de todos esses elementos. Além disso, cores e tons mais claros também estão muito fortes nessa temporada, fazendo o casamento perfeito com esses apliques.

Nos desfiles da Doisélles, Lizzi e Ronaldo Sivestre, vimos claramente o uso desses elementos em tricô, pedrarias e tecidos texturizados.

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Doisélles - 16

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Lizzi - 20

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Lizzi - 21

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Ronaldo Silvestre - 23

 

3 – Recortes e Assimetrias

Pouco usados nas últimas temporadas, os recortes vazados voltaram com tudo, principalmente na região da cintura. Os assimétricos, por sua vez, já vêm ganhando destaque desde o inverno com barras de saias e de vestidos e vão continuar com muita força. As telas vazadas, por exemplo, fazem a mistura atual entre os recortes e as texturas e são muito bem vistas nessa temporada.

A moda praia é outra que vem utilizando bastante desse recurso em suas criações: biquínis que não são os mais propícios para tomar sol (por conta da marquinha), mas que são muito modernos, deixando de serem usados só na praia e ganhando as ruas sendo adaptados em croppeds e bodys.  Ronaldo Silvestre, Biquíni Society e Rio de Jás abusaram desses elementos nas passarelas.

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Ronaldo Silvestre - 24

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Biquini Society - 1

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Rio de Jás - 10

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Rio de Jás - 11

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Rio de Jás - 12

4 – Sobreposições

Pura elegância, as sobreposições estão se mostrando como uma das fortes queridinhas dessa estação. Misturadas com vestidos, apenas com tops e sutiãs rendados, com calças flare, com shorts… As possibilidades são infinitas e não apenas no universo feminino: o guarda-roupa masculino também se moderniza e aceita muito bem essa trend em propostas diferentes aos tradicionais ternos e blazers. A ideia é incrementar e valorizar ainda mais o look com essa terceira peça.

André Sampaio e David Lee desfilaram as ideias com maestria. Truque de Styling perfeito.

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - André Sampaio - 9

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - David Lee - 13

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - David Lee - 14

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - David Lee - 15

 

5 – Lady Like

Sim, esse estilo que tanto amo também é forte na estação. Cintura marcada, saias volumosas e em formato A apareceram em várias semanas de moda espalhadas pelo país e, também, por aqui. O bacana de se observar é que, não só nessa trend mas em todas as outras, as novidades se misturam bastante e formam produções variadas e com muito estilo. Gil Fraga e a turma do SENAC de Porto Alegre fizeram meu coração se encantar.

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Gil Braga - 17

Blog Cris Moreira - DFB 2016 e suas micro tendências - Novos Faculdade Senac de Porto Alegre - 22

As fotos foram retiradas do site oficial do DFB 2016: créditos para Roberta Braga, Silvia Boriello e Ricardo K.

2 Comentários

2 respostas para “DFB 2016: O clássico e suas micro tendências”

  1. Patrícia Spinosa disse:

    Adoreeei o blog novo Cris! Parabéénss, lembro de ler teus primeiros posts de comprinhas. Sucesso :***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta