A noite chegou e, para muita gente, é hora de sair para uma festa ou jantar com pessoas queridas – mesmo sendo em uma quarta-feira, estamos em julho e o mês é super movimentado. Não sei com vocês, mas geralmente quando estou me maquiando para sair, deixo tudo espalhado pela bancada e só arrumo quando chego em casa ou no outro dia. E como ficam os pincéis? A resposta é simples: espalhados, cheios de produto e esperando serem limpos. E esse é o tema do post de hoje: como lavar pincéis.
Para a matéria de hoje, fiz um foto tutorial para ajudar na visualização do processo como um todo e dos cuidados que devem ser tomados para não estragar as cerdas e acabar danificando esse nosso utensílio tão precioso. Acompanhem as imagens com as legendas em cima das fotos.
Para começar, tirei uma foto de como estavam os pinceis antes de serem limpos. Peguei os primeiros que achei nas várias necessaires e vocês podem notar que estavam bem sujinhos; o de base já estava bem duro e os outros com as cerdas bem bagunçadas.
Esse é o produto que usei para a higienização: sabonete líquido facial da Johnson e Johnson. Também pode ser utilizado qualquer sabonete líquido ou shampoo neutros; além disso, tem um produto específico para limpar pincéis que torna o processo muito mais fácil e rápido, mas ainda não tenho, quando comprar, mostro como funciona.
Na foto abaixo, tem a quantidade de produto usada para cada pincel. Não tá vendo quase nada além de um pontinho brilhoso? Pois é, essa é a quantidade mesmo. O ideal é que seja pouco produto para não espumar demais e estragar nossos queridinhos ao ter que expor demais ao contato com a água.
Nas próximas fotos, reparem na cor da palma da minha mão e vejam como realmente saem os resíduos da maquiagem. Os movimentos corretos são circulares e sem espalhar muitos as cerdas para elas não saírem do lugar.
Esse de esponjinha tem que ter um cuidado maior, porque o movimento tem que ser de passar na mão fazendo pequenos círculos e sem colocar muita força. Os desse tipo são mais sensíveis e a esponja costuma sair do cabinho ou quebrar se fizer muito atrito. (Vejam o marrom na minha mão, sai tudo mesmo.)
É importante manter os pincéis na vertical nessa fase do processo, isso faz com que o sabonete não penetra na raiz das cerdas.
Hora de enxaguar: nessa hora é o contrário, precisa deitar o pincel horizontalmente e só colocar na água a parte do meio para fora – isso, também, para não molhar a raiz das cerdas e soltá-las.
Hora de secar: pegue uma toalha seca e vá fazendo movimento circulares sem espalhar e abrí-lo muito. Se estiver com pressa, depois de tirar o excesso com a toalha, seque-os com o ajuda do secador de cabelos. O uso do secador é muito importante para não ficar nenhum resíduo de umidade e criar fungos.
Resultado: secos, limpos e lindos para compor muitas novas makes.
Super fácil né? Mesmo assim, se tiverem alguma dúvida, sugestão ou ideia, mande e-mail para contato@crismoreira.com.br. Vou adorar ler tudo. E não esqueçam de seguir o blog no instagram (@cris_moreira) e curtir a página do blog no facebook na caixinha aqui do lado direito da tela.
5 Comentários
Deixe uma resposta