Sábado, dia 18/05, aconteceu um curso super bacana aqui em Fortaleza promovido pela equipe do Quartel Digital e teve a Mariana Marques como facilitadora; posso dizer que foi maravilhoso. No post de hoje, vou contar um pouquinho sobre como foi esse dia e passar para vocês algumas valiosas dicas sobre Marketing de Moda (tema do curso).
Para quem ainda não sabe, já trabalho com marketing há cerca de 2 anos e gosto muito da área; além disso, o fato de ter clientes do setor de beleza e ter o blog me fez sentir mais vontade de ir a esse treinamento que juntava esses dois temas e os ligava ao meio digital. De início, já posso dizer que todas as dicas foram muito importantes e que foi uma experiência realmente bacana para quem trabalha ou pretende trabalhar com isso.
E para mostrar um pouquinho do que aprendi por lá, separei um top 5 das observações (seria preciso 10 páginas para mostrar tudo, rss).
Top 5 dicas sobre Marketing de Moda.
- A questão mais essencial de todas e que serve para todos os segmentos de empreendimento é: defina corretamente seu público-alvo. Por mais amplo que ele possa parecer, tente definí-lo e caracterizá-lo o máximo que você puder; isso vai facilitar, e muito, todo o seu trabalho dentro da sua empresa.
- Existe uma transição, hoje, que é plena e constante do “off” para o “on“. É preciso que sua marca esteja presente nas duas e realize uma forma de comunicação adaptada a cada um delas.
- Sabe aquele usuário que comenta bastante em suas fotos do Facebook e do Instagram dizendo “Que peça linda.”; “Amei esse produto.”; “Quanto é essa blusa?”? Mesmo que ele nunca tenha comprado uma peça sua, ele é seu cliente online, porque ele “consome” o seu produto, está ali sempre e pode ser um importante defensor da sua marca. Então, trate-o bem, valorize seus comentários e opiniões e sempre pense nele na hora de fazer suas campanhas.
- Promoções devem ser feitas sempre com um objetivo. Então, não as faça sem planejamento e uma nova a cada semana. Converse bastante com a pessoa ou equipe que cuida da sua parte de comunicação e vejam, de acordo com o público-alvo, qual a melhor maneira de fazê-las.
- Quer fazer um editorial para a sua marca ou uma sessão de fotos para divulgar os produtos novos, mas não tem dinheiro para pagar a Lalá Noleto, a Camila Coutinho ou a Thássia Naves? Chame as suas clientes mais fiéis e pessoas influentes/acessíveis do lugar onde a loja fica localizada: elas vão amar e você vai ter um material incrível produzido com uma verba menor.
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